Renato Cariani

Renato Cariani é denunciado por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

Pena máxima pode chegar a 51 anos de prisão

Foto Reprodução

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) apresentou denúncia contra o empresário Renato Cariani por associação para o tráfico, lavagem de dinheiro e envio de matéria-prima para a produção de entorpecentes. Em caso de condenação, a pena total pode atingir 51 anos de prisão.

A Polícia Federal (PF) já havia indiciado o influenciador em dezembro de 2023. A investigação aponta que ele participava de um esquema focado no desvio de produtos químicos essenciais para o narcotráfico. Os itens eram usados na fabricação de substâncias como crack e cocaína.

Os investigadores também denunciaram outras duas pessoas na ação. Fábio Spindola Mota atuaria intermediando o fornecimento de compostos químicos. Rodrigo Gomes Pereira cuidaria das funções ligadas à movimentação dos valores financeiros ilícitos obtidos, conforme o inquérito policial.

A defesa de Cariani afirmou, por meio de nota, que as solicitações feitas pelo Ministério Público não trazem nenhuma surpresa. Os advogados pretendem provar a total improcedência das acusações utilizando as diversas provas já produzidas ao longo do processo.

— Confiamos que o Poder Judiciário fará, ao final, um julgamento justo, pautado pela análise isenta da prova. Temos convicção de que esse julgamento conduzirá à absolvição de Renato Cariani — destacou a defesa ao portal g1.

O grupo foi alvo da Operação Hinsberg no dia 12 de dezembro de 2023. Segundo as investigações, os suspeitos emitiam notas fiscais falsas usando companhias autorizadas a vender produtos químicos em São Paulo. O esquema utilizava laranjas fazendo depósitos em dinheiro como se representassem uma multinacional.

As autoridades policiais identificaram um total de 59 transações financeiras ligadas à organização. Durante as atividades, houve o desvio de 12 toneladas de materiais químicos. Esse volume seria suficiente para preparar mais de 19 toneladas de drogas prontas para consumo.

As mensagens obtidas no celular do empresário revelaram forte contato dele com André Dziuba, um policial civil do setor de fiscalização. O inquérito relata que Renato recebia informações prévias sobre diligências e ainda indicava empresas concorrentes para possíveis fiscalizações.

← Voltar para notícias

Presença também no aplicativo

O material anterior registra os dados acumulados do ecossistema de aplicativos até 18 de agosto de 2024.

25.136downloads totais informados
5.782sessões diárias informadas
Aplicativo Uruaçu FM

Coloque sua empresa no ar.

Converse com o comercial da Uruaçu FM e monte uma presença adequada à sua campanha.

Solicitar atendimento (62) 3357-4292 (62) 3357-5005
AO VIVO · 93,5 FM A Hora do Povo Valdir e Elis