Notícias

Por inclusão feminina, grupo pede que OAB mude de nome

Nova nomenclatura sugerida seria Ordem da Advocacia Brasileira

Uma proposta formalizada pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFam) quer que o nome atual da OAB seja modificado sob o argumento de promover a inclusão das mulheres. Do atual Ordem dos Advogados da Brasil, a entidade passaria a se chamar Ordem da Advocacia Brasileira.

A iniciativa foi formalizada em um ofício enviado em outubro de 2020 pelo IBDFam. Como não recebeu resposta sobre o pedido, a entidade decidiu a voltar a cobrar a OAB nacional no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher e no ano em que a Ordem completa 90 anos.

– Depois de todo esse injustificável silêncio, o IBDFam, neste mês em que se comemora o Dia da Mulher, vai novamente reiterar esse pedido à direção nacional da OAB – afirmou a advogada Maria Berenice Dias, que é desembargadora aposentada e vice-presidente do instituto, ao jornal Folha de São Paulo.

A vice-presidente do IBDFam alegou também que não há “nenhuma justificativa para que a agremiação que representa a advocacia do Brasil ainda seja designada com o nome masculino” e usou como exemplo alguns órgãos de classe que são designados por suas áreas, como os conselhos federais de Medicina, de Psicologia, e de Engenharia e Agronomia.

Em nota, a direção da OAB afirmou que todos os pedidos feitos em gestões anteriores serão analisados ao longo do tempo, e ressaltou que “a atual gestão da OAB, iniciada em fevereiro de 2022, é a primeira a ter a paridade de gênero implementada”.

← Voltar para notícias

Presença também no aplicativo

O material anterior registra os dados acumulados do ecossistema de aplicativos até 18 de agosto de 2024.

25.136downloads totais informados
5.782sessões diárias informadas
Aplicativo Uruaçu FM

Coloque sua empresa no ar.

Converse com o comercial da Uruaçu FM e monte uma presença adequada à sua campanha.

Solicitar atendimento (62) 3357-4292 (62) 3357-5005
AO VIVO · 93,5 FM Seleção da 93 Automático