Notícias

Lula propõe moeda única e ações abrangentes para reforçar a integração Sul-Americana, utilizando o BNDES

No encontro dos presidentes sul-americanos, realizado no Palácio Itamaraty, nesta terça-feira (30) em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou várias propostas para intensificar a integração regional. O petista defendeu ideias polêmicas como a criação de uma moeda comum e o engajamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para fortalecer a economia regional.

Lula destacou o papel desempenhado pela União de Nações Sul-Americanas (Unasul) e pela Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) na integração sul-americana. Para ele, é crucial retomar o processo de construção da Unasul, aprender com erros passados e considerar mudanças. Lula enfatizou a necessidade de novas ações para fortalecer a cooperação entre os países da região, alertando que sem envolvimento da sociedade civil, sindicatos, empresários, acadêmicos e parlamentares, as iniciativas de integração poderiam fracassar.

As propostas de Lula incluem:

  • Mobilizar bancos de desenvolvimento para impulsionar a economia regional.
  • Criar um mecanismo de referência monetária comum para o comércio, diminuindo a dependência de moedas estrangeiras.
  • Simplificar os procedimentos burocráticos de exportação e importação.
    Expandir a cooperação para abranger serviços, comércio eletrônico, investimentos e políticas de concorrência.
  • Atualizar os projetos do Conselho Sul-Americano de Infraestrutura e Planejamento (COSIPLAN), priorizando aqueles de grande impacto para a integração física e digital.
  • Implementar medidas coordenadas para enfrentar as mudanças climáticas.
  • Revitalizar o Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde para expandir a cobertura vacinal e o acesso à saúde para populações vulneráveis.
  • Discutir a criação de um mercado sul-americano de energia.
  • Implementar um programa de mobilidade regional para estudantes, pesquisadores e professores universitários.
  • Retomar a cooperação na área de defesa para aumentar a capacidade regional de treinamento e troca de experiências.
  • Estabelecer um Grupo de Alto Nível para acompanhar o progresso das decisões da cúpula.

O presidente concluiu propondo a criação de um Grupo de Alto Nível para supervisionar a implementação das decisões da cúpula e apresentar um plano de ação para a integração da América do Sul em 120 dias.

← Voltar para notícias

Presença também no aplicativo

O material anterior registra os dados acumulados do ecossistema de aplicativos até 18 de agosto de 2024.

25.136downloads totais informados
5.782sessões diárias informadas
Aplicativo Uruaçu FM

Coloque sua empresa no ar.

Converse com o comercial da Uruaçu FM e monte uma presença adequada à sua campanha.

Solicitar atendimento (62) 3357-4292 (62) 3357-5005
AO VIVO · 93,5 FM Seleção da 93 Automático