Notícias

G7: Lula diz a chanceler alemão que nunca foi esquerdista

Conversa foi registrada nesta quarta-feira

Lula conversou com Friedrich Merz Foto: Mandel NGAN / POOL / AFP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse ao chanceler alemão Friedrich Merz e à diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, que nunca foi esquerdista. Ele deu declarações durante uma conversa registrada, nesta quarta-feira (17), na Cúpula do G7, na cidade francesa de Évian-les-Bains.

O petista afirmou ainda que o mundo é do “meio”. No bate-papo, a chefe do FMI chegou a relembrar que, quando Lula foi eleito em 2003, havia uma expectativa de que ele fosse “um esquerdista”.

– Mas eu nunca fui esquerdista. Eu era um dirigente sindical com uma belíssima relação com o sindicalismo alemão. Tinha uma relação boa com o sindicalismo italiano. Tinha uma relação boa com a UGT da Espanha – falou o presidente brasileiro.

Lula também lembrou que chegou a ser tratado como “anticomunista” na década de 80:

– Em 1980, tinha um congresso na Rússia para o qual fui convidado. Eu não fui porque havia sido condenado pela Lei de Segurança Nacional. Fiz uma viagem pela Europa angariando solidariedade. E aí passei a ser tratado como anticomunista.

O G7 é formado por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido. O Brasil foi convidado pela França para participar das discussões do evento. 

← Voltar para notícias

Presença também no aplicativo

O material anterior registra os dados acumulados do ecossistema de aplicativos até 18 de agosto de 2024.

25.136downloads totais informados
5.782sessões diárias informadas
Aplicativo Uruaçu FM

Coloque sua empresa no ar.

Converse com o comercial da Uruaçu FM e monte uma presença adequada à sua campanha.

Solicitar atendimento (62) 3357-4292 (62) 3357-5005
AO VIVO · 93,5 FM Seleção da 93 Automático