Notícias

Estadão publica editorial e condena “revanchismo” de Lula

Artigo faz duras críticas ao modus operandi do presidente nesse início de governo

O Estadão publicou, nesta terça-feira (21), um editorial tecendo duras críticas ao modus operandi do governo Lula (PT), que, de acordo com o jornal, parece ter sido eleito e voltado ao poder apenas para se vingar daqueles que o puniram e macularam.

O texto inicia abordando a resolução aprovada pelo Partido dos Trabalhadores, em seu Diretório Nacional, onde traz “ressentimentos e mentiras, cujo único objetivo parece ser reescrever a história recente do País para lavar a alma da militância depois de uma série de reveses políticos e judiciais sofridos pelo partido”.

– Quem lê aquele documento sai com a nítida impressão de que o Brasil tem uma dívida praticamente impagável com os petistas, sobretudo com a sra. Dilma Rousseff e com o presidente Lula da Silva – ressalta a publicação.

O editorial contempla a grandeza do nome de Lula e o coloca como fenômeno maior até que o partido, o que torna evidente “que o teor da resolução aprovada pelo partido reflete exatamente o que sente e pensa o presidente da República hoje”.

– E isso não é nada bom para o País – destaca a crítica.

De acordo com a manifestação do veículo, o PT se coloca como “vítima de ‘falsas denúncias’ de corrupção à época dos escândalos do mensalão e do petrolão”.

– Não é o caso, aqui, de contrapor com uma enormidade de evidências factuais as grosseiras lorotas difundidas pelo PT em sua resolução, até porque seria um trabalho inútil. Petistas fanáticos jamais aceitariam o fato, de resto incontestável, de que o impeachment de Dilma foi conduzido estritamente segundo a Constituição, salvo quando, em seu desfecho, preservou os direitos políticos de Dilma em vez de cassá-los, numa maracutaia típica daqueles tempos esquisitos – disparou o texto.

A análise destaca a postura sectária dos apoiadores ferrenhos de Lula, classificados como “fiéis da seita lulopetista”, que se sentem ofendidos “quando se demonstram os inúmeros crimes de corrupção passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro cometidos pela patota”.

Crítico feroz do governo anterior e com inclinação acentuada ao governo Lula durante a última campanha, o Estadão se apresenta, agora, como oposição visceral à gestão petista e chega a dizer em seu artigo que o comando atual do Brasil não tem compromisso com a reconstrução de um país polarizado, inflamado política e ideologicamente.

– Se os ressentimentos de Lula da Silva e a sede de vingança que parece animar as lideranças petistas são genuínos ou nada mais que tática para manter a militância mobilizada a despeito de certas decisões impopulares que o governo logo terá de tomar, pouco importa. O fato é que não é assim que se governa um país – condenou.

E depois de evidenciar os tantos descabidos posicionamentos e feitos de Lula e seus asseclas nesse desordenado início de governo, o editorial finaliza com um aceno ao petista, deixando a porta entreaberta para uma ambiciosa reconciliação.

– O presidente Lula da Silva precisa ser magnânimo e reconhecer a existência de um centro liberal democrático que foi fundamental para sua vitória, por entender que era ele, e não Bolsonaro, a pessoa mais indicada para governar o Brasil pelos próximos quatro anos – afagou o artigo, empurrando Lula para o centrão.

No último parágrafo, o posicionamento textual do Estadão enaltece o presidente petista e o aconselha.

– O rancor nunca foi um bom guia. Do presidente Lula da Silva se espera a grandeza de compreender que, nesta quadra da história do País, é justamente a diversidade que deve prevalecer, não o espírito de corpo.

← Voltar para notícias

Presença também no aplicativo

O material anterior registra os dados acumulados do ecossistema de aplicativos até 18 de agosto de 2024.

25.136downloads totais informados
5.782sessões diárias informadas
Aplicativo Uruaçu FM

Coloque sua empresa no ar.

Converse com o comercial da Uruaçu FM e monte uma presença adequada à sua campanha.

Solicitar atendimento (62) 3357-4292 (62) 3357-5005
AO VIVO · 93,5 FM Seleção da 93 Automático