Compra de votos

Compra de votos de professores da UFPE é investigado pela PF

Thiago Medina pede investigação à PF e à PGE após e‑mail oferecendo viagens pagas a estudantes

Foto: Rômulo Jesuíno/ Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia

O vereador do Recife e deputado federal eleito Thiago Medina (PL-PE) protocolou denúncias na Polícia Federal e na Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) contra o docente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Sergio Machado Rezende por compra de votos. O ex-ministro da gestão petista é acusado da prática de compra de votos.

O motivo da medida judicial envolve uma mensagem enviada por e-mail pelo professor universitário com a oferta de financiamento de viagens para discentes durante o segundo turno das eleições. O comunicado também continha críticas diretas a uma provável vitória da candidatura de Flávio Bolsonaro (PL).

— Eu e alguns colegas estamos dispostos a pagar as despesas de viagem dos estudantes que terão despesas para votar no dia 25. (…) Para isso, peço que um ou mais estudantes de graduação e de pós-graduação conversem com os colegas para fazer um levantamento daqueles que precisam do apoio financeiro — complementou.

Diante do cenário exposto nas redes sociais, Medina solicitou uma investigação a respeito de possível corrupção eleitoral. Ele apontou ainda que o professor usou de forma indevida os canais de comunicação institucionais ligados à universidade.

— Isso aqui é crime eleitoral e não pode acontecer. Ainda mais um professor universitário usando seu status para induzir os alunos a votar. Isso aqui é inacreditável — declarou.

O documento entregue aos órgãos competentes exige a identificação de todas as pessoas envolvidas no episódio e a descoberta da origem do dinheiro. Até o momento das apurações, não existe qualquer prova material indicando que pagamentos tenham sido realmente feitos aos discentes.

— Não é só porque são professores de esquerda que nada os atinge, não. Eles também estão sujeitos à lei — afirmou Medina.

O segundo turno das eleições acontece no próximo domingo (25), entre Flávio Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pela Presidência da República. Cinco estados também terão disputa para governador: Acre, Amazonas, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Tocantins, além do Distrito Federal.

← Voltar para notícias

Presença também no aplicativo

O material anterior registra os dados acumulados do ecossistema de aplicativos até 18 de agosto de 2024.

25.136downloads totais informados
5.782sessões diárias informadas
Aplicativo Uruaçu FM

Coloque sua empresa no ar.

Converse com o comercial da Uruaçu FM e monte uma presença adequada à sua campanha.

Solicitar atendimento (62) 3357-4292 (62) 3357-5005
AO VIVO · 93,5 FM Atitude 93 Mirtys Cristiane