Notícias

AstraZeneca admite que há efeito colateral raro em vacina da Covid

Informação foi fornecida por laboratório em ação movida por pessoas que desenvolveram trombose

Pela primeira vez, a farmacêutica AstraZeneca admitiu à Justiça que há a ocorrência de um “efeito colateral raro” na vacina produzida pelo laboratório contra a Covid-19. O dado consta em uma ação coletiva apresentada por pessoas que desenvolveram trombose após serem vacinadas na Inglaterra. Ao todo, 51 famílias pedem uma indenização de cerca de R$ 700 milhões.

Em documentos anexados ao processo, a empresa disse que o imunizante contra a Covid-19 “pode, em casos muito raros, causar síndrome de trombose com trombocitopenia (TTS)”, quadro que é caracterizado pela formação de coágulos de sangue, o que aumenta os riscos de entupimento de veias e artérias.

No Brasil, a vacina da AstraZeneca foi produzida em consórcio com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e aplicada em 153 milhões de pessoas, principalmente entre os anos de 2021 e 2022. Em nota emitida em abril do ano passado, o Ministério da Saúde defendeu o imunizante.

– Desde dezembro de 2022, essa vacina é indicada para pessoas a partir de 40 anos, de acordo com as evidências científicas mais recentes – declarou.

Na ocasião, a pasta afirmou também que “os eventos adversos, inerentes a qualquer medicamento ou imunizante, são raros e ocorrem, em média, um a cada 100 mil doses aplicadas, apresentando risco significantemente inferior ao de complicações causadas pela infecção da Covid-19”.

← Voltar para notícias

Presença também no aplicativo

O material anterior registra os dados acumulados do ecossistema de aplicativos até 18 de agosto de 2024.

25.136downloads totais informados
5.782sessões diárias informadas
Aplicativo Uruaçu FM

Coloque sua empresa no ar.

Converse com o comercial da Uruaçu FM e monte uma presença adequada à sua campanha.

Solicitar atendimento (62) 3357-4292 (62) 3357-5005
AO VIVO · 93,5 FM Seleção da 93 Automático