Um homem de 57 anos foi esfaqueado no coração e faleceu por volta das 16h30 deste domingo, dia 10, nas proximidades da Rodoviária de Niquelândia, na região central do município.
Conforme o comandante da 3ª Companhia Destacada da Polícia Militar (3ª CDPM) no município, Tenente Flávio Taveira, a informação recebida pela equipe de militares em serviço atestava que a vítima, posteriormente identificada como Damião Francisco da Silva, encontrava-se caída no asfalto.
O local do crime foi preservado pela PM, e a morte foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros de Niquelândia, que compareceu ao local diante da possibilidade de prestar socorro a Damião.
A proprietária do bar onde a confusão teria começado, num primeiro momento, afirmou à PM que não sabia informar nada sobre o ocorrido.
Nos fundos desse local, a PM acabou localizando uma faca molhada em cima de um guarda-roupa.
O homem encontrado ali disse que havia apenas lavado e guardado o instrumento cortante, sendo assim detido pela PM.
Na sequência das diligências, a dona do bar e esse indivíduo apontaram uma outra mulher, de 28 anos, como a autora do homicídio de Damião.
Diante dessa informação, uma segunda equipe da PM de Niquelândia encontrou a suspeita do lado de fora de uma casa, no Setor Alto Paraíso, que revelou o motivo de ter assassinado Damião.
Segundo a mulher, a vítima teria chegado alcoolizada no bar, perturbando os outros frequentadores do local, momento em que ela reagiu e desferiu um golpe certeiro de faca que tirou a vida de Damião.
A autora do homicídio foi conduzida ao plantão da Delegacia da Polícia Civil de Niquelândia para prestar depoimento.
“Ela nos relatou que foi ao bar vizinho, ao lado do dela, pegou a faca, colocou-a na cintura e voltou para o bar dela. O senhor (Divino) permaneceu lá e, quando ela tentou fechar a grade do portão para que a vítima saísse de lá, ele (Damião) segurou o braço dela, tentando puxá-la e deu um soco, momento em que ela desferiu o golpe com a faca. Ele (Damião) saiu cambaleando pela rua, onde veio a falecer; e ela (a autora) foi para a casa de um parente, sendo encontrada pela PM”, detalhou o Delegado Cássio Arantes do Nascimento.
A mulher foi autuada em flagrante por homicídio pela autoridade policial e deverá ser transferida ainda hoje para a Cadeia Feminina de Barro Alto, uma vez que a Unidade Prisional de Niquelândia (UPN) recebe somente presos do sexo masculino atualmente.
Quanto ao homem que lavou e guardou a faca, de acordo com o delegado, não cometeu nenhum tipo de crime, uma vez que não ficou caracterizada nenhuma intenção criminosa em sua ação inusitada.
“Não existe nenhuma implicação jurídica nesse ato (de estar na posse da faca), já que isso não ocorreu antes ou durante a execução do crime. Por mais que pareça algo estranho, ele simplesmente pegou e lavou a faca que a autora deixou no local após o homicídio”, explicou a autoridade policial.