Um pedido de impeachment foi protocolado contra o presidente Lula, nesta quinta-feira (2/3), por crime de responsabilidade na invasão às sedes dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro, em Brasília, por militantes radicais de direita.
O pedido é assinado pelo deputado federal Carlos Jordy, do PL. No documento, o parlamentar argumenta que houve omissão por parte do governo federal, inclusive do presidente, para evitar a invasão aos Três Poderes.
O deputado aponta como fatores que teriam influenciado a destruição das sedes dos Três Poderes a suposta existência de “False Flags”, pessoas infiltradas no movimento de direita, e “o abalo emocional e o desgaste físico” dos manifestantes.
Jordy inclui na denúncia os ministros da Defesa, José Múcio, e da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. O documento foi encaminhado ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

O pedido de impeachment do presidente Lula foi apresentado após a oposição reunir o número de assinaturas necessário para a abertura de uma Comissão Parlamentar Mista (CPMI) para investigar os atos de vandalismo do dia 8 de janeiro.
O pedido de criação da CPMI foi feito pelo deputado André Fernandes (PL-CE) e recebeu 189 assinaturas na Câmara e 33 no Senado.