O cantor jamaicano Jimmy Cliff, considerado um dos pioneiros do reggae, morreu aos 81 anos de idade. A informação foi confirmada em comunicado divulgado por sua esposa, Latifa, que relatou que o artista sofreu uma convulsão seguida de um quadro de pneumonia.
– Sou grata à sua família, amigos, colegas artistas e companheiros de trabalho que compartilharam essa jornada com ele. A todos os seus fãs ao redor do mundo, saibam que o apoio de vocês foi sua força durante toda a carreira. Ele realmente valorizava cada fã pelo amor que recebia – diz a mensagem, que é assinada também pelos filhos do cantor: Lilty e Aken.
Figura essencial para a popularização do reggae fora da Jamaica, Jimmy Cliff foi duas vezes vencedor do Grammy, pelos álbuns Cliff Hanger (1985) e Rebirth (2012). Em 2010, seu legado foi eternizado com sua entrada no Rock and Roll Hall of Fame. Entre seus maiores sucessos estão Many Rivers to Cross, You Can Get It If You Really Want, The Harder They Come e Reggae Night.
Além da música, Cliff marcou presença no cinema. Ele estrelou o clássico jamaicano The Harder They Come (1972), filme que se tornou uma das portas de entrada do reggae para o mundo, e participou ainda de Club Paradise (1986).



