Um homem de 62 anos, identificado como Fan, invadiu um centro esportivo no sul da China com um carro, atropelou dezenas de pessoas, e matou ao menos 35 delas na noite desta segunda-feira (11). De acordo com investigações preliminares da polícia local, o motorista do veículo estaria insatisfeito com a divisão de propriedades em seu divórcio.
Ainda segundo a polícia, o autor dos atropelamentos foi encontrado, dentro do veículo, machucado com uma faca. Ele foi detido e encaminhado ao hospital para tratamento. Devido aos graves ferimentos no pescoço, o motorista está atualmente inconsciente e em tratamento de emergência. Por essa razão, ele ainda não foi interrogado.
O caso aconteceu em Zhuhai, cidade que fica ao lado de Macau, no sul do país. O governo local informou que, além dos 35 mortos, outras 43 pessoas ficaram feridas. As vítimas atropeladas estavam se exercitando no centro esportivo da cidade, que tem um amplo espaço ao ar livre onde as pessoas corriam e caminhavam quando o veículo invadiu o local.
Após o fato, o presidente da China, Xi Jinping, se pronunciou sobre o ocorrido e pediu que o motorista seja punido de acordo com a lei.